Dicas

dicas

Para facilitar o seu trabalho, preparamos umas dicas para melhorar a qualidade dos seus impressos na hora de criar a sua arte e finalizar o seu arquivo.

 

DICAS GERAIS

Enviar para a gráfica ao fazer um orçamento todos aspectos de uma peça. Especificar:
– Cor: Quantidade e se será utilizada impressão em CMYK ou PANTONE (Obs.: A cor pantone que muitos designers usam não é usada com tanta frequencia em gráficas, pois é uma tinta especial e nem toda gráfica possui em estoque a diversidade de cores que a escala pantone oferece, portanto uma dica que dou é não usar cores pantones)

– Papel: Tipo e gramatura (O tipo do papel influencia no resultado final, por isso deve ser levado em consideração na hora da produção da arte, principalmente se esse tiver cor e se tem cobertura ou não COATED/UNCOATED)

– Formato: É definido em cm e/ou mm, existem formatos que garantem o melhor aproveitamento de papel.

– Acabamento: Dobra, vinco, laminação, verniz localizado (pode ser UV, com cheiro, com textura), Faca especial (Tudo o que não for corte reto é considerado faca especial) , Veniz a Base d´Agua, Hot Stamp, Alto Relevo, Baixo Relevo. No caso de livros, revistas, agendas, catálogos especificar o tipo de lombada (canoa ou quadrada) wire-o, espiral, também especificações sobre a capa, como por exemplo se o material será empastado ou não.

– Quantidade: Em impressão off-set, quanto maior o numero de impressões menor é o valor unitário do material.

Dicas para o envio de arquivo Arquivos abertos:
– Converter as fontes da arte em curvas ou anexar as fontes utilizadas no desenho;
– Enviar um JPG do layout final para conferência com 100 DPIs;
– Deixar marca de corte e sangria de no mínimo 3mm;
– Para arquivos com faca especial no mínimo 4mm e separar a faca do arquivo, enviar JPG com a faca sob o layout.

TERMOS TÉCNICOS

– Arte – Qualquer original preparado por um artista, fotógrafo ou designer. Qualquer original a ser reproduzido.

– Bitmap – Imagem composta de uma matriz de pixels. É o padrão dos arquivos digitais de fotos, scans e tudo o mais que pode ser manipulado num editor de imagens, como o Photoshop.

– Caderno – Subdivisão de uma publicação para a impressão. esta revista, por exemplo, é composta de um miolo formado por cinco cadernos, mais a capa. cada caderno corresponde a uma folha de impressão de offset plana com quatro (ou um múltiplo de quatro) páginas de cada lado.

– Calço – Em CMYK, é o reforço deliberado da tinta preta com algumas das outras tintas para melhorar sua reprodução. Normalmente o calço do preto é feito com um pouco de Ciano.

– Canal (chanel) – Em bitmaps, é a informação relativa a cada uma das cores primárias. Por exemplo, o espaço de cor RGB tem os canais R, G, B, e o CMYK tem os canais C, M, Y, K.

– Canal Alfa (alpha channel) – Em bitmaps, é um canal adicional, invisível na imagem final, que usualmente é empregado para armazenar o recorte de transparência da imagem ou mascaras de seleções. O formato PSD (nativo do Photoshop) aceita canais alfa.

– Diagramação – Organização e layout de imagens e textos na página, normalmente seguindo um projeto gráfico.

– Direct to plate – processo de impressão em que uma imagesetter especial grava diretamente a chapa de impressão, dispensando o fotolito.

– Emulsão – Em um filme fotográfico, é uma suspensão em gelatina de sais de prata sensíveis à luz. o tamanho e a densidade dos cristais desses sais de prata na emulsão são relacionados diretamente com o fator de granulação/sensibilidade do filme.

– Entrelinha – Distância que vai desde a base de uma linha de texto até a base da linha seguinte.

– EPS – Formato de arquivo que contém os comandos de impressão PostScript “capturados” ou “fechados”.

– Escala cromática – Amostra de cores impressa por gradação de tonalidade, normalmente em diversos tipos de suportes, com as cores mais comuns. Serve para comparação em trabalhos policrômicos.

– Espessura – Distância entre as faces do papel. Para papéis da mesma composição, é proporcional à gramatura.

– Fonte – Arquivo contendo a informação necessária para a geração de todos os caracteres correspondentes a um tipo. A denominação completa de uma fonte tradicionalmente inclui sua família, variação e corpo.

– Fonte de impressão – Arquivo de fonte PostScript que contém informação específica para o desenho do tipo de impressora.

– Gama – Relação matemática entre a distribuição do brilho nos tons na entrada e na saída de um dispositivo de imagem. É expressa como um coeficiente numérico ou como um gráfico em curva. Monitores de vídeo trabalham com uma curva de gama que escurece a imagem; o coeficiente exato varia conforme a calibração do monitor. A claibração implica, entre outras coisas, achar o valor exato de gama para cada uma das cores primárias R, G, B.

– Gerenciamento de cor – Sistema de compatibilização entre dispositivos digitais de imagem para criar consistência na representação das cores entre eles. Os gerenciadores de cores mais conhecidos são o ColorSync, da Apple, e o DCS da Kodak.

– Gif (Graphics Interchange Format) – Formato gráfico popular na Web, é indicado para imagens que tenham pouca variedade de cores e áreas de cor contínua relativamente grandes. Não serve para aplicações impressas. A profundidade de cor é variável de 1 a 8 bits (256 cores), usando uma palete de cores específica para cada imagem (Indexed Color) que permite grande economia no tamanho final do arquivo.

– Grayscale – Imagem bitmap em tons de cinza, geralmente um canal de 8 bits (256 tons).

– Heliográfica – Cópia fotossensível azulada, revelada por processo térmico ou por exposição a vapores de amônia. Serve como prova para revisão. Também chamada de cianográfica.

– Interpolação – Mudança – ampliação ou redução – na dimensão de pixels de uma imagem. Na ampliação, são criados pixels extras entre os originalmente existentes; na redução, pixels são removidos.

– Layers – Em bitmaps, é uma “camada” de imagem, à maneira de folhas acetato pintadas.

– Lombada – Dorso da publicação, onde se encontram os grampos, colagens ou costuras.

– Marcas de corte – Linhas espalhadas ao redor do trabalho que indicam onde serão feitos os cortes (linhas contínuas) e dobras/vincos (linhas tracejadas).

– Mock-up (boneco) – Maquete de um produto. Pode ser em escala ampliada ou reduzida.

– Negativo – Imagem reversa de outra. geralmente refere-se ao tipo mais popular do filme fotográfico.

– Offset – Sistema de impressão litográfica indireta; o papel não entra em contato com a matriz, mas com uma superfície intermediária de transferência de tinta. A matriz (chapa de zinco gravada fotograficamente a partir do fotolito) é presa em volta de um cilindro e entintada. A imagem é capturada por um cilindro de borracha que, por sua vez, a transfere ao papel. Utiliza tinta gorduroza e pastosa, com formas metálicas e planográficas. É o sistema de impressão em larga escala mais versátil, permitindo a impressão em plásticos, metais, papelão e até mesmo pano.

– PDF – Formato de arquivo do Adobe Acrobat. É exportado pelo Disitiller e pelos aplicativos do Mac OS X em geral. É multiplataforma e pode conter todos os elementos componentes, incluindo as fontes. É possível gerar fotolitos com altíssima qualidade usando PDFs no lugar de EPS fechados.

– Pixel – Componente básico de uma imagem digital bitmap. É uma pequena área retandular (quase sempre quadrada) à qual é atribuído um valor numérico descritivo da sua cor, conforme o espaço de cor usado.

– PostScript – Linguagem de descrição de página para impressoras, criada pela Adobe. Tornou-se padrão quase absoluto no mercado de DTP. A página é descrita por comandos e expressões matemáticas legíveis. O arquivo salvo contendo estas instruções (chamado EPS ou “PostScript encapsulado”) é totalmente legível e manipulável. PostScript também é o padrão de fontes proprietário da Adobe. Cada fonte compreende um par de arquivos: a fonte de impressão e a fonte de tela.

– Prelo – Impressora manual com a qual se produzem provas para o sistema de impressão offset em um processo quase artesanal. Utiliza chapas, rolos e tintas semelhantes aos de uma impressora normal. É considerada a prova mais fiel, quando bem executada.

PAPÉIS

– OFF-SET: Papel com bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e OFF-SET: Papel com bastante cola, superfície uniforme livre de felpas e penugem e preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância em todos os papéis para a impressão pelo sistema offset e litográfico em geral. Sua aplicação é na impressão para miolo, livros infantis, infanto-juvenis, médicos, revistas em geral, folhetos e todo serviço de policromia.

– OFF-SET TELADO: Suas características são textura e gofrado. Sua aplicação é em calendários, displays, convites, cartões de festas e peças publicitárias.

– POLEN RÚSTIC: Papel com um toque rústico e artesanal. É usado em livros quando necessário papeis mais espessos, sem aumento do peso do livro.

– OFF-SET/Policromia: É usado em papel para miolo, guarda livros e livros de arte.

– POLEN BOLD: Papel com opacidade e espessura elevada. É um offset de tonalidade diferenciada, excelente opacidade e maior espessura. Sua tonalidade reflete menos a luz, permitindo uma leitura mais agradável.

– POLEN SOFT: Papel com tonalidade natural, ideal para uma leitura mais prolongada e agradável. Suas aplicações são em livros instrumentais, ensaios e obras gerais.

– ALTA PRINT: Papel offset ‘top’ de categoria, com alta lisura, brancura e opacidade. Produzindo através do processo ‘soft calender on-machine’, oferece a melhor qualidade de impressão e definições de imagens.

– FILM COATING: Papel revestido e calandrado na máquina de papel, com excelente reprodução de cores e brilho, alta definição de imagens e superior qualidade de impressão. Esse papel é intermediário entre o papel offset e o couché.